Seguidores

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Esteja ao lado de Nossa Senhora de Fátima como nunca pode imaginar.

Visite a Capela das Aparições, ON LINE.
Participe das orações, do terço e das missas diárias.

Clique na imagem de Nossa Senhora e estará em frente à Capelinha do Santuário de Fátima.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA

Uma Capela cheia de segredos !Você quer descobri-la conosco? Saiba, antes de tudo, que a Casa Mãe da Companhia das Filhas da Caridade era o antigo "Hotel de Châtillon". Este, foi concedido à Companhia, em 1813, por Napoleão Bonaparte, depois da tormenta da Revolução Francesa. Imediatamente, começa a construção da Capela.A 8 de agosto de 1813, realizou-se a bênção solene da Capela dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Em 1830, aconteceram então as aparições. Aumentou o numero de vocações.Foi necessário transformar a Capela, que passa então por várias modificações. Em 1930, por ocasião do centenário das apariçes, uma nova reforma nos mostra a Capela tal como a vemos hoje.Agora, a você a oportunidade de visitá-la!
http://www.chapellenotredamedelamedaillemiraculeuse.com

Visita a Capela da Medalha Milagrosa, localizada na Rue du Bac, 140 - Paris

Visita a Capela da Medalha Milagrosa, localizada na Rue du Bac, 140 - Paris
Clique sobre a foto para a visita guiada em 15 etapas

domingo, 5 de junho de 2011

ASCENÇÃO DO SENHOR

Homilia na Solenidade da Ascensão do Senhor





Ide e fazei discípulos de todas as nações,Baptizando-os e ensinando-os a cumprir tudo o que vos mandei!


1. Apesar da fé ainda vacilante, de alguns dos discípulos, Jesus confia a todos, (e não apenas aos doze apóstolos), a missão! A Missão não é um feito especial ou um efeito de especialistas, mas obra de discípulos, que fazem outros discípulos! Jesus desafia à missão, mesmo os que ainda duvidam, porque a melhor maneira de fortalecer a fé é contagiá-la, pois uma fé que não se apega, apaga-se! E dentro deste mandato missionário, destinado a fazer discípulos, (e não alunos), Jesus, o Mestre, com a autoridade que lhe vem de dentro e do alto, propõe dois caminhos concretos: baptizar e ensinar!

Baptizar, não como quem «matricula» na Igreja, ou como quem se faz sócio de um clube, mas como quem faz um verdadeiro «mergulho», deixando imergir toda a sua existência, naquele mistério de amor primeiro, onde a vida divina circula, na comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo! O baptismo inicia numa comunhão pessoal e vital, com Deus, acolhendo-nos numa família de irmãos, que nunca, nos deixa sós, nem na vida nem na morte! Com o Baptismo tem início uma vida nova, que é preciso fazer crescer.


Ensinar, não como um exercício académico destinado a fazer do cristão um bom aluno, que sabe a lição; trata-se neste ensino, de uma verdadeira iniciação, lenta e progressiva, na amizade e no seguimento de Cristo, até chegar à prática da sua Palavra, que se resume no mandamento novo do amor! Escutar a palavra e pô-la em prática é a única forma sensata, de o discípulo construir a sua vida, de forma sólida, coerente e feliz.


2. Numa palavra, é preciso fazer discípulos, e em dois tempos: Baptizando e ensinando! Em boa verdade, temos tido mais preocupação em aumentar o número dos baptizados, do que em fazer discípulos! Temos tido mais diligência a baptizar, do que a ensinar! A Igreja, comunidade dos discípulos, não pode ignorar a sua missão de Mãe e de Mestra. Dentro do seu vasto campo de «ensino», gostaria de chamar a atenção para dois espaços diferentes e complementares: a Catequese e as aulas de Educação Moral e Religiosa Católica.


2.1. A Catequese tem um espaço próprio (que é a vida da comunidade paroquial) e tem objectivos muito seus, que são sobretudo os de iniciar o discípulo de Jesus, numa comunhão íntima, pessoal e vital com Ele, por meio e no seio da Igreja! É tarefa da Catequese converter e educar, para uma fé, professada, celebrada, vivida, rezada e testemunhada! A catequese destina-se, sobretudo, a fazer discípulos, que se relacionam com Cristo, seu Mestre e Senhor, e não visa fazer bons alunos, que aprendem do catequista a lição! Nesse sentido, a Catequese não colide nem concorre com a Disciplina de EMRC, muito menos a dispensa! Durante o mês de Junho, deverão fazer a primeira inscrição ou a sua renovação, na secretaria paroquial ou por e-mail.


2.2. A Disciplina de EMRC funciona noutro espaço, que é o do mundo escolar, e não tem em vista fazer discípulos, mas sobretudo em dar aos alunos a possibilidade de conhecer, com mais rigor, a visão, as propostas e as respostas, que o cristianismo oferece, quanto ao sentido da vida e do mundo, confrontando-as também com as de outras religiões e formas de ser, de viver e de pensar. Mais dirigida à compreensão do que à conversão, apelando mais à inteligência do que ao coração, a Disciplina de EMRC há-de ajudar os alunos a fazer uma síntese razoável entre a ciência e a fé, entre a fé e a cultura.
Pelo que exorto os pais, e vivamente, a não desperdiçarem esta oportunidade de educação integral dos vossos filhos, em que a dimensão religiosa e espiritual da pessoa e da cultura em que vivemos é mais amplamente conhecida, apreciada, respeitada e valorizada.
Lembro que a EMRC é uma área disciplinar, de oferta obrigatória e de frequência facultativa, nas escolas públicas, desde o 1º ciclo até ao Ensino secundário. A matrícula deve ser feita ou renovada em cada ano lectivo!


3. Caríssimos pais, e a todos os que podem ter uma palavra oportuna de clarificação e ajuda, gostaria de vos dizer:
Num tempo como o nosso, em que vivemos uma tão profunda crise, que denuncia, na sua raiz, um vazio ético, isto é, uma clara falta de valores, fazei vós próprios uma opção corajosa pela disciplina de EMRC, inscrevendo nela os vossos filhos!
Não lhes abram caminho a tempos livres, em passos perdidos. Ao escolher EMRC na Escola pública, os pais abrem, sim, na vida dos filhos, uma porta, que lhes oferece novos horizontes, para construir a vida e fazer dela um percurso com sentido, alicerçados em valores, orientados por princípios, que a tornam muito mais humana e ainda mais bela! Não vos canseis, nem desistais nunca da vossa nobre missão de primeiros educadores, escolhendo o melhor para eles e com eles!
Contai connosco. Só convosco é que podemos contar, para contarmos todos juntos, e sempre, com a graça do Senhor, que está connosco até ao fim dos tempos!


Nenhum comentário: