Compostela, 06 nov (RV)
- O Papa Bento XVI já se encontra em terras espanholas.
O Santo Padre deixou, nesta manhã, o Vaticano para a sua 18° Viagem Apostólica Internacional - a quinta deste ano - que o leva por dois dias à Espanha, mais precisamente a Santiago de Compostela e a Barcelona, duas cidades que Ratzinger nunca visitou, mesmo como cardeal.
A visita a Santiago, onde o avião Papal pousou, às 11h30, hora local, proveniente do aeroporto de Fiumicino, ocorre por ocasião do Ano Santo Compostelano.
Na sua chegada a esta cidade da Galícia, meta neste ano jubilar de pelo menos 8 milhões de fiéis peregrinos de toda a Europa, muitos dos quais percorreram o tradicional caminho, o Papa foi acolhido pelos Príncipes das Astúrias, Felipe e Letizia, representando a Casa Real.
A recepção e a cerimônia de boas-vindas foram feitas já no aeroporto de Santiago de Compostela.
Durante a cerimônia, em seu discurso, Bento XVI disse que "como servo de Deus, João Paulo II, de Compostela, exortou o Velho Continente a dar novo vigor às suas raízes cristãs".
"Também eu – ressaltou o Papa – gostaria de exortar a Espanha e a Europa a edificarem seu presente e a projetarem seu futuro a partir da verde autêntica do homem, da liberdade que respeita essa verdade e não a fere nunca e da justiça para todos, iniciando pelos mais pobres e necessitados."
"Venho como peregrino, nesse Ano Santo de Compostela – anunciou o Pontífice – e trago no coração o mesmo amor a Deus que encorajava o apóstolo Paulo a fazer suas viagens.
Desejo unir-me assim à grande multidão de homens e mulheres que, ao longo dos séculos, têm vindo a Compostela para porem-se aos pés de São Tiago, a fim de deixarem-se transformar pelo testemunho da fé.
"Falando igualmente sobre a sua ida a Barcelona, o Santo Padre disse: "como mensageiro de Deus, também vou a Barcelona, com o intuito de revigorar a fé daquele povo acolhedor e dinâmico.
Revigorar uma fé semeada desde o alvorecer do cristianismo e que germinou e cresceu ao calor de numerosos exemplos de santidade, dando origem a muitas instituições de beneficência, cultura e educação".
Na Catedral, o Papa Bento XVI realizou todo o ritual dos peregrinos, inclusive a oração junto ao túmulo do Apóstolo e o abraço da estátua.
Foi particularmente interessante o secular rito do incenso, com o “Botafumeiro”, um grande turibulo que oscila de um lado ao outro da catedral, enquanto é entoado o hino a São Tiago.
Depois do almoço com os cardeais e bispos espanhois, Bento XVI se transfere para a Praça do Obradoiro, onde celebrará a Santa Missa.
Nesta ocasião, se encontrará também com o líder da oposição espanhola, o galego Mariano Rajoy. Durante a cerimônia, o Papa vai falar também na língua local, o galego. No início da noite deixará Compostela em direção a Barcelona, onde na manhã deste domingo vai consagrar o templo da Sagrada Família, obra-prima de Gaudí em construção durante os últimos 128 anos.
A viagem que tem início hoje é a segunda viagem de Bento XVI a Espanha, depois da visita de julho de 2006 a Valência. O Papa estará de volta ao país ibérico no próximo mês de agosto, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude 2011, em Madri. (SP/ED)
Fonte: RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário