Quando, onde e por que surgiu a Fundação Terra.
Oficialmente, a Fundação Terra passou a ter existência jurídica (nasceu) no dia 8 de setembro de 1984, numa comunidade conhecida popularmente como “Rua do Lixo” e que fica no entorno do recém desativado depósito de resíduos sólidos – “Lixão” – da cidade de Arcoverde, no semi-árido do Estado de Pernambuco, distante 256 km da Capital - Recife.
Historicamente, os sucessivos Governos Municipais sempre resumiram a questão do lixo produzido na cidade, fosse este de origem doméstica, industrial ou hospitalar, a levá-lo a um local, de preferência afastado do perímetro urbano, para ali depositá-lo a céu-aberto, sem qualquer preocupação de natureza ambiental ou social.
A Fundação Terra nasceu nessa comunidade, para resgatar, literalmente, do lixo, homens, mulheres e crianças, identificados pelo Pe. Airton Freire de Lima, como o supra-sumo da miséria da cidade de Arcoverde.
Pessoas jogadas a própria sorte, se “alimentando” de restos de comida encontrados no lixo e de esmolas conseguidas nas ruas; “morando” em barracos de papelão, lata ou taipa; sem água, sanitários, luz elétrica, rua pavimentada, escola, assistência médica, ... Enfim, à margem dos valores e dos progressos da sociedade cristã e ocidental.
A Fundação Terra foi fundada para servir aos pobres, no sentido estrito (do quotidiano) e no sentido lato (sistêmico).
PROGRAMAS
Os Programas desenvolvidos na Fundação Terra buscam o desenvolvimento integral das pessoas.
Nesse sentido, buscaremos, sempre que possível (dentro das nossas possibilidades financeiras), integrar as famílias a uma rede de programas que contemple, além do amparo às famílias nas suas necessidades básicas – moradia e alimentação, a questão da Saúde e da Educação.
A Educação de crianças jovens e adultos, Saúde e Moradia , são os três objetivos principais perseguidos pela Fundação Terra para que a população pobre da Comunidade da Rua do Lixo supere o estado de pobreza crônica no qual vivem. Assim, na área de Educação, além da Escola formal, promovemos cursos profissionalizantes, oficinas de aprendizagem – artes marciais, artes cênicas, escolinha de futebol, etc. e educação complementar – música, informática, inglês, alemão.
A FAMILIA CATÓÇICA
Um comentário:
Excelente postagem!Como membro dos Grupos da Terra, fico feliz em ver um trabalho como o da Fundação Terra, sendo divulgado em outros blogs.
Abraços, em Cristo,
Dita.
Postar um comentário