D. Pietro Parolin, italiano, de 58 anos, o novo Secretário de Estado da Santa Sé. Tomará posse em 15 de Outubro
D. Pietro Parolin, Núncio Apostólico na Venezuela, foi nomeado pelo Papa Francisco como seu Secretário de Estado, sucedendo ao cardeal Tarcisio Bertone a partir de 15 de outubro.
O novo Secretário de Estado nasceu em Schiavon, na região do Veneto, norte da Itália, há 58 anos. De família simples, ficou órfão de pai aos 10 anos. Ingressou no seminário aos 14. Estudou em Roma, foi ordenado sacerdote em 1980 e iniciou carreira diplomática na Santa Sé em 1986. Foi representante da Santa Sé na Nigéria e no México. Em 2002, foi chamado novamente a Roma e nomeado vice-secretário da Secção para as Relações com os Estados, colaborando com os Cardeais Angelo Sodano e Tarcisio Bertone. Ocupava-se especialmente das relações com os países asiáticos, como Vietname e China até 2009, quando foi nomeado por Bento XVI para a Nunciatura de Caracas. Esta nomeação marca o retorno à Secretaria de Estado de um diplomata de formação.
Neste sábado de manhã o Santo Padre recebeu colegialmente, na Casa de Santa Marta, no Vaticano, o Cardeal Tarcísio Bertone, juntamente com o cardeal Leonardo Sandri, Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, D. Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados, mons. Peter Wells, Assessor para as Questões Gerais, Mons. Antoine Camilleri, subsecretário para as Relações com os Estados e Mons. Alberto Ortega Marin, Oficial da Secretaria de Estado para as Relações com os Estados.
O Santo Padre confirmou nos respectivos cargos D. Giovanni Angelo Becciu, Substituto para as Questões Gerais; D. Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados; D. Georg Ganswein, Prefeito da Prefeitura da Casa Pontifícia; mons. Peter Wells, Assessor para as Questões Gerais ; e mons. Antoine Camilleri, subsecretário para as Relações com os Estados.
Fonte: RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário