SÃO PAULO PRONTA PARA RECEBER CRUZ DA JMJ
- Escolhido para sediar a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013, na cidade do Rio de Janeiro, o Brasil se prepara para receber a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada, que chegarão a São Paulo, às 16h no Campo de Marte.
A Arquidiocese de São Paulo preparou uma grande festa para acolher os símbolos, que deverão percorrer todas as Dioceses do país nestes dois anos que antecedem a JMJ.
Segundo o Padre Antônio Ramos Dobrado, um dos coordenadores do evento em São Paulo, mais de 1.200 voluntários foram mobilizados para a festa no domingo.
O evento, denominado ‘Bote Fé’, começa às 9h e se estende até às 21h.
Estão programados shows, reflexões sobre a jornada e testemunhos de peregrinos que participaram da JMJ em Madri, no mês de agosto.
Às 16h, os símbolos serão acolhidos festivamente e, em seguida, haverá missa.O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, destacou que a Cruz é um indicativo de Jesus Cristo para convocar os jovens a se encontrarem com Cristo, e o Ícone de Nossa Senhora é a presença materna da Mãe de Jesus junto aos seguidores de Cristo.
“Ao serem acolhidos nas Dioceses de todo o país, os dois símbolos ajudarão o povo dessas localidades a tomar consciência da Jornada que está sendo preparada”, destacou.“
Quem pensa que a JMJ se inicia em 2013 está enganado.
A Jornada começa domingo, com a chegada dos símbolos a São Paulo e com sua longa peregrinação pelo país, culminando com as celebrações e as festividades no Rio de Janeiro, em 2013”, disse o presidente da Comissão Episcopal Pastoral pela Juventude, Dom Eduardo Pinheiro.
“A escolha do Brasil para sediar a JMJ é uma clara demonstração do amor e do carinho do Santo Padre para com o nosso país e os jovens brasileiros”, acrescentou.
A peregrinação
Até o dia 30 de outubro, os símbolos da JMJ percorrerão as 47 Dioceses do Regional Sul 1 da CNBB (Estado de São Paulo).
Daí os símbolos seguem para o Regional Leste 2 (Espírito Santo e Minas Gerais), onde ficarão durante todo o mês de novembro. No mês seguinte, será a vez do Regional Nordeste 3 (Bahia e de Sergipe).
Também está prevista a peregrinação dos símbolos pelas capitais dos países do Cone Sul: Buenos Aires (Argentina), Assunção (Paraguai), Santiago (Chile) e Montevidéu (Uruguai).
Ao todo serão 19 meses de peregrinação.
A Cruz
Uma cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro, durante a Semana Santa de 1983 até a Semana Santa de 1984.
O Beato Papa João Paulo II deu essa cruz à juventude, sendo recebida pelos jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma.
"Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo!Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção", disse o Papa João Paulo II.Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo estando presente nas celebrações da Jornada Mundial da Juventude.
O Ícone de Nossa SenhoraEm 2003, na 18ª Jornada Mundial da Juventude, o Beato Papa João Paulo II presenteou os jovens com um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz: o Ícone de Nossa Senhora, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior.
"Hoje eu confio a vocês o Ícone de Maria".
De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe!
Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas", disse o Papa.(CNBB-CM)
Fonte: RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário