Chegada da cruz emociona católicos na Zona Norte de SP
Milhares de fiéis se concentraram no Campo de Marte. (Foto: Reprodução / TV Globo)
Após shows de músicos católicos, missa solene era celebrada.
Cruz Peregrina chega ao Campo de Marte, na ZonaNorte de São Paulo
A chegada da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora, que marcam o início da preparação para a Jornada Mundial da Juventude, à festa católica organizada neste domingo (18), no Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, emocionou os fiéis que estavam reunidos desde o início da manhã.Uma missa solene era celebrada com participação de vários bispos e religiosos de todo o estado.
O encontro de jovens de diferentes nacionalidades acontecerá em julho de 2013, no Rio de Janeiro. O papa Bento 16 deve vir ao país para acompanhar o evento.
Não há por parte da PM e da organização do evento uma estimativa de público no local. A expectativa, no entanto, é que até 100 mil fieis comparecessem.
Desde as 9h, cantores católicos, como os padres Fábio de Melo e Juarez de Castro, se revezam no palco para animar a multidão. Segundo a PM, não houve registro de tumulto ou incidentes.
Não há por parte da PM e da organização do evento uma estimativa de público (Foto: Letícia Macedo/ G1)
O técnico em eletrônica Lucas de Melo Barroso Gomes, de 21 anos, que participa de uma comunidade no Jaçanã, na Zona Norte da capital, se diz feliz com a vinda da jornada para o Brasil.
“Sempre tive vontade de participar, mas não surgiu a oportunidade. Lá na comunidade a gente não decidiu ainda se vai, mas com certeza eu gostaria de ir ao Rio”, afirma.
A estudante da 8ª série Rafaela da Silva Rodrigues, de 14 anos, que participa do mesmo grupo de Rafael, acha que a jornada vai incentivar os jovens a participar mais.
"Tenho certeza de que meus amigos vão ficar curiosos e vão querer participar”, diz.
Nem o sol intenso afugentou os fiéis. Copos de água são distribuídos pela organização do evento.
A nutricionista Bruna Pinheiro Alves, de 25 anos, teve de recorrer a uma sombrinha para se proteger. “Viemos para receber a cruz.
A escolha do nosso país valoriza a nossa fé. O calor está muito forte, mas já peguei um guarda-chuva emprestado para amenizar.
”A advogada Márcia Gadben, de 27 anos, que mora em Santana, na Zona Norte, diz ter participado da jornada em Madri, na Espanha. Márcia é uma das delegadas da jornada no Brasil.
Ela acredita que o jovem brasileiro pode dar uma grande contribuição à iniciativa.
“A nossa acolhida será o nosso diferencial. O europeu é morno, enquanto o brasileiro é vivo, é alegre. A gente transmite a nossa fé pela alegria de sermos cristãos.”
A bancária Eliana da Costa, de 36 anos, irá participar da liturgia da missa desta tarde.
“Não tenho nem palavras. É um presente de Deus para mim”, afirma.
Ela, que trabalha com jovens em sua comunidade, acredita que a jornada será um momento especial para os fiéis de todas as idades.
“Sempre é tempo de descobrir a juventude que cada um leva dentro de si. Em Cristo, a gente é eternamente jovem."
A Jornada Mundial da Juventude foi instituída pelo papa João Paulo 2º. O lema do evento no Brasil será: "Ide, pois, fazer discípulos meus todos os povos".
Ainda neste domingo, os dois símbolos seguem para a Catedral da Sé. Na segunda-feira (19), acontecerão missas e uma procissão pelas ruas do Centro.
Eles passarão ainda pelo Santuário São Judas Tadeu, na Zona Sul, e por paróquias no Ipiranga, de Santana e do Brás.
Cantores católicos se revezam em palco no Campo de Marte (Foto: Letícia Macedo/ G1)
Fonte: G1/Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário