Santo Sudário:
aplicativo baixado por mais de 70 mil pessoas
Roma
– Desde a Sexta-feira Santa, quando foi disponibilizado o aplicativo “Santo Sudário 2.0”, que explica de forma interativa as diferentes partes da relíquia de Turim, são mais de 70 mil os dispositivos que o descarregaram, informou o porta-voz do Museu do Sudário, Riccardo Porcellana.
O aplicativo (app) do Santo Sudário permite seguir os pontos chave de sua composição, além de ler partes do Evangelho que coincidem com a sombra humana impressa neste sudário, o qual, segundo a tradição, envolveu Cristo ao descer da Cruz.
A aplicação permite explorar detalhadamente o lençol sagrado garças a um scaner da relíquia em alta definição que mostra detalhes praticamente imperceptíveis numa primeira observação.
Esta imagem em alta definição foi obtida em 2008 pela empresa ‘Haltadefinizione’, graças a uma tecnologia utilizada no âmbito artístico em obras de artistas universais como Botticelli ou Leonardo da Vinci. Trata-se de um procedimento de digitalização que reuniu 1649 imagens individuais em uma única imagem de 12 bilhões de pixels, memorizados em um arquivo de 72 Gigabites.
Ademais, a aplicação contém arquivos de aprofundamento relativos aos detalhes do Santo Sudário e às consecutivas pesquisas científicas realizadas
O Santo Sudário, definido por João Paulo II como “o espelho de Evangelho”, conta agora com um aplicativo para chegar assim ao alcance de milhares de pessoas, constituindo assim, segundo Riccardo Porcellana, “um novo instrumento de evangelização” por ocasião do Ano da Fé.
O Santo Sudário se encontra no Museu do Sudário, em Turim, e é exposto ao público a cada 25 anos.
Fonte: RV
COMPLEMENTO
Aplicativo para iPhone e iPad traz foto em alta resolução do Santo Sudário
Lançamento de software ocorre às vésperas da transmissão de imagens do manto sagrado na televisão italiana no Sábado de Aleluia
Captura de tela do aplicativo Shroud 2.0
Além da imagem em alta definição do Santo Sudário, o aplicativo traz informações sobre a história do manto de linho de 4,5 metros de altura e 1,5 metro de largura. Em entrevista à emissora americana de televisão CNN, Giulio Fanti, professor de engenharia mecânica da Universidade de Pádua, uma das instituições mais renomadas da Itália, diz que o aplicativo será muita utilidade. "Vai colaborar com as pesquisas científicas que tentam comprovar sua autenticidade", disse.
Televisão - A estreia do aplicativo ocorre às vésperas da exibição do Santo Sudário em rede nacional, na Itália, agendada para o Sábado de Aleluia. Trata-se da última ação autorizada pelo Papa Bento XVI. Segundo a Rádio do Vaticano, o manto só foi exibido uma vez na televisão, em 1973, em resposta a uma solicitação do então Papa Paulo VI.
Fonte: Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário